segunda-feira, 4 de abril de 2011

Barreiras Comunicacionais

      Assisti ao filme Feliz Natal, de direção do ator Selton Mello, o filme retrata um natal de uma família desestruturada. Onde o personagem principal (Caio, interpretado por Leonardo Medeiros) encontra muitas barreiras comunicacionais durante todo o filme, desde o convívio familiar com seus pais até no relacionamento amoroso.

    Que está vinculado com seu passado de rebeldia, frustrações e perdas. Fatores que levam a viver no interior de uma cidade excluído da realidade na qual vivia antes, após a prisão ele busca conforto e estabilização em um ferro velho onde trabalha e constrói sua vida ao lado de uma mulher que nem ao menos conversa. (são poucos os diálogos entre o casal, deixando explicito a ausência de afeto e principalmente comunicação).

    Depois de alguns anos, comovido pelo espírito natalino decide reencontrar sua família, que vive em uma grande metrópole (barreira distância), com gestos garante a reconciliação com os sobrinhos (presenteando-os e estabelecendo uma comunicação de carinho). Seus pais que são separados vivem em guerra, a mãe (Darlene Glória) que passa por problemas alcoólicos e psíquicos o envolve usando do sensacionalismo para  declara ser depende do filho, e culpa a ausência por estar naquela situação de abandono. O Pai (Lucio Mauro) é casado com uma jovem de caráter duvidoso e usa o recurso de remédios para manter relação. É rancoroso e ignora o retorno do filho de forma violenta.

    Esse encontro acontece na casa de irmão Theo (Paulo Guarnieri), que vive o irmão bem estruturado e com a família “perfeita” rotulo dado á uma relação sustentada de aparências.
     No decorrer do filme é notável a solidão que cada um em cena vivencia, mesmo estando todos juntos em uma data comemorativa, o contraste entre sóbrio e peculiar é notável, pois todos possuem conflitos pessoais e interpessoais, porém agem com a peculiaridade formal e ao mesmo tempo desnecessária, pois estabelece mais uma barreira nessa comunicação.
          Pude observar barreiras comunicacionais de tempo; meio físico envolvente; clima relacional; fatores históricos da vida pessoal e social; e expectativas geradas em um contexto geral.


Ficha técnica:
  
Título original: Feliz Natal
Gênero: Drama
Duração: 01 h 40 min
Ano de lançamento: 2008
Estúdio: Bananeira Filmes
Distribuidora: Europa Filmes
Direção: Selton Mello
Roteiro: Selton Mello e Marcelo Vindicatto
Produção: Vânia Catani
Fotografia: Lula Carvalho
Direção de arte: Renata Pinheiro
Edição: Selton Mello
Elenco:Leonardo Medeiros  /Darlene Glória  /Graziella Moretto (Fabiana) /Paulo Guarnieri  /Lúcio Mauro /Emiliano Queiroz Fabrício Reis /Thelmo Fernandes /Nathalia Dill /Hossen Minussi /Cláudio Mendes /Rose Abdalah /Daniel Torres. 

Mirtes Lima, 2009




Nenhum comentário:

Postar um comentário